quarta-feira, 13 de junho de 2007

A Verdade Liberta

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (João 8:32)

Mas, o que é verdade? O dicionário nos diz: “verdade é a conformidade com o real. Coisa verdadeira. Princípio certo”. Para conhecermos a verdade, nós temos que saber diferenciar o verdadeiro do falso.

Verdade X Engano.

Certa vez um senhor tentou passar-me uma nota de cinqüenta reais falsa; a nota não tinha as características de uma nota verdadeira, era uma cópia encima de uma nota antiga. Eu disse àquele senhor que a nota não tinha nenhum valor, porque era uma nota falsa. Ele argumentou que alguém também tinha lhe passado a tal nota, mas ele não soube diferenciá-la como falsa. Depois de eu lhe ter demonstrado as características da verdadeira, ele então compreendeu o engano. Não só existem pessoas de má fé enganando os outros com notas falsas, como há muitos outros tipos de enganos.
Pessoas sinceras estão sendo enganadas todos os dias, de varias maneiras. Pessoas de má fé fazem o uso do engano, da mentira, da distorção para enganar o próximo e serem bem sucedidas às custas de indivíduos mal informados ou de pouco conhecimento.
No mundo religioso vê-se o grande crescimento de igrejas e seitas que pregam a prosperidade através da fidelidade e fé. Nestas igrejas são prometidas curas, enriquecimento e exorcismo; que depois, são apresentados diante de seus fiéis como sendo as mais ricas bênçãos de Deus. Acreditando nisso, muitos são levados a darem tudo o que possuem, acreditando que Deus lhes dará mil vezes mais. Com fervorosos apelos, os dirigentes destas igrejas levam os seus fiéis a ficarem escravos de seus próprios desejos de riquezas. Eu conheci uma jovem que passou a freqüentar uma dessas igrejas, aonde chegou a ponto de doar todo o seu salário e até mesmo um lindo relógio que havia ganhado de sua mãe, como presente de aniversario. Sabe-se de inúmeros casos de pessoas que se envolvem em dívidas e perdem tudo o que têm por acreditarem nas falsas promessas.
Os mais perigosos enganos do mundo são as meias-verdades. Com as meias-verdades, milhões de pessoas são enganadas todos os dias. Hoje uma das maiores fontes de renda são as igrejas que usam as meias-verdades para enganarem os seus fiéis. A arrecadação dessas dominações ultrapassa a arrecadação de uma das maiores rede de supermercados do mundo.
Falsas promessas de enriquecimento e salvação estão levando, a cada dia, mais pessoas de todos os níveis culturais e econômicos a serem iludidas por esses enganos. Pessoas sinceras que aceitam essas meias-verdades e as têm como regra de fé e prática, pessoas que acreditam que estão realmente fazendo a vontade de Deus e que estão andando na vereda da salvação, mas mal sabem elas que estão trilhando o caminho de engano, da mentira e da perdição. A palavra de Deus nos adverte desses enganos. Está escrito:
“E também houve entre o povo falsos profetas como entre vós haverá falsos ensinadores, que ensinarão heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou trazendo sobre si mesmo repentina perdição e muitos seguirão os seus enganos pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comercio de vós com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado a longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme”. (II Pedro 2:1-3).
A Bíblia também nos diz que: “Há um caminho Que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte”. (Provérbios 14:12). O homem, em geral, tem por costume seguir a maioria. Muitos acreditam no ditado popular: “a voz do povo é a voz de Deus”. Com isso muitos aceitam os enganos e mentiras ensinadas pela maioria, como sendo a mais pura verdade e seguem de olhos fechados as tradições e ensinamentos de seus antepassados, não se preocupam em saber se seus antepassados estavam ou não com a verdade. É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem: “eu nasci nesta religião e não mudo”. Você já parou para pensar que o homem é o único ser criado por Deus aqui na Terra que tem a capacidade de pensar, e mesmo assim não usa esse dom com sabedoria?

Qual é o melhor caminho?

O ser humano quase sempre prefere receber o que já está pronto, do que questionar, descobrir por si mesmo e pesquisar. Você já reparou que quando uma pessoa se muda para uma nova residência, ao chegar, uma das primeiras providencias tomadas é colocar a antena da televisão, e para isso, o que ela faz é observar a posição das antenas dos seus vizinhos. Então ela sobe no telhado, coloca a antena e confere se a imagem ficou boa; se ficou, ótimo! Se não, paciência! Afinal todos têm suas antenas voltadas para o mesmo lugar, não é? Mas quem garante que essa é a melhor direção? Por que não experimentar uma nova posição?
E você, qual é o conceito que você tem das pessoas, de Deus, da Bíblia e da religião à qual você pertence? O conhecimento da Bíblia que você possui, você tem certeza que é o melhor? É a verdade? Em que você baseia a verdade? Nos ensinamentos da sua igreja? No ensinamento de seus pais? Não importa o conceito que você tem em seu coração neste momento, quero somente lhe dizer: se você é uma pessoa sincera que realmente busca a verdade, Deus vai dar-lhe o poder de discernir o que é verdadeiro. Você, então, vai compreender qual é à vontade de Deus. Não endureça o seu coração com preconceitos e idéias formadas ao decorrer de sua vida, mas abra seu coração para que Jesus possa fazer morada em sua vida. Deixe o amoroso e bom mestre ensinar-lhe o caminho da verdade e você verá quão maravilhoso é conhecer a Jesus e ser seu amigo.
Jesus disse: “eu sou o caminho e a verdade e a vida... e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (João 14:6 e 8:32). Não importa sua religião, se você conhece a Bíblia ou não, comesse a questionar, a pensar, a descobrir, e não perca esta oportunidade de conhecer a Jesus de verdade. Talvez você esteja pensando: sou cristão, não mato, não roubo, não prejudico a ninguém, sou fiel à minha igreja e sou sincero. Sim, ser sincero não é tudo! Se estivermos sinceros no erro, não há salvação. Volto a afirmar, que a Bíblia nos diz: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele leva à morte”. (Provérbios 14:12).
Na Bíblia nós temos um bom exemplo, a história de um homem sincero, um homem que estava vivendo sinceramente no engano seguindo as tradições de seus pais e invalidando a palavra de Deus. Apesar de estar no engano, ele achava que estava fazendo o melhor para Deus, trabalhando e dedicando sua vida para a causa de Deus. Assim pensava ele estar fazendo a expressa vontade de Deus, mas mal sabia que estava contra os planos de Deus. Ele estava contra a verdade. Sabe quem era esse personagem? Saulo de Tarso.
Saulo era um sincero fariseu; em sua época ser fariseu era um privilégio, em nossa época, ser chamado de fariseu é uma ofensa. O dicionário diz: “ser fariseu é ser hipócrita”. Na época de Saulo o farisaísmo era uma das principais religiões. Eles eram, diziam-se, os portadores da verdade, a lei e os profetas, que na época formavam o Antigo Testamento, como nós conhecemos hoje, isto é a palavra de Deus; eles a invalidaram para guardarem as tradições e preceitos humanos, os quais assim seguindo, fez com que endurecessem os seus corações. Não dando ouvidos às advertências da palavra de Deus, afastaram-se da verdade. Quando Jesus na plenitude dos tempos, cumprindo as profecias, nasceu em uma manjedoura, na cidade de Belém da Judéia, os principais responsáveis pela verdade deveriam estar atentos às profecias, com o coração livre de idolatria e prontos para receberem o salvador do mundo, o Messias prometido. Ao contrario, estavam envolvidos em idolatria, tradições e mentiras. Eles estavam preocupados com as riquezas e o louvor das multidões; assim estavam os que se diziam ser os portadores da verdade. Eles tinham a verdade, mas não a obedeciam. Abandonaram a verdade para viver no engano e assim levaram muitos para esse caminho. Pessoas sinceras, como Saulo, estavam presas ao engano; viviam na prática do erro, pensando que estavam servindo a verdade.
Da mesma forma, em nossos dias, muitos indivíduos assim agem. Pessoas de má fé torcem as escrituras para o seu próprio proveito. O senhor Jesus adverte-nos a respeito dessas pessoas. Está escrito: “Acautelai-vos, porem, dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores”. (Mateus 7:15). Saulo a serviço da igreja, e em nome de Deus, perseguia os cristãos. Quando Estevão, discípulo de Jesus, foi levado para ser apedrejado por causa do testemunho da verdade. Saulo participou do apedrejamento segurando as capas dos carrascos de Estevão. Ali estava um Jovem que tinha conhecido a verdade, e por amor à verdade, estava sendo sacrificado. Depois de um longo discurso em que apresentara a verdade aos principais da igreja, e ter visto a Jesus à direita de Deus Pai, foi para o martírio e da mesma forma que Jesus pediu a Seu Pai que perdoasse os Seus carrascos, Estevão também intercedeu em favor daqueles que estavam tirando a sua vida; pedindo a Deus para não lhes imputar aquele pecado, morreu. Naquele momento Saulo voltou para sua casa, satisfeito por ter realizado o seu dever. Mas passado algum tempo, Saulo Vendo que os cristãos estavam espalhados por outras cidades, foi até o sumo sacerdote e pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram seguidores de Cristo, assim homens como mulheres, os levassem presos para Jerusalém. (Ver Atos cap. 9)
Com as cartas em mãos e acompanhado por alguns soldados, seguindo ele na estrada já próximo de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, “e, caindo por terra, ouviu uma voz que dizia: Saulo, Saulo, porque me persegues? Ele perguntou: quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem me persegues; mas levanta-te, e entra na cidade, onde te dirão o que convém fazer”. (Atos 9:4-6). Agora deparamos com um homem que em toda a sua vida achava estar no caminho da verdade, que sua religião era a expressa vontade de Deus. Agora o vemos no pó da Terra, de joelhos diante do mito que ele perseguia. Percebendo que os cristãos a quem perseguia, em realidade estavam na verdade, Saulo admitiu finalmente que em toda a sua vida tinha sido um erro, uma farsa. Todo o conhecimento, toda a ciência que possuía de nada valiam. Era puro engano.
Tudo leva a crer que Saulo ao presenciar o apredrejamento de Estevão ouvio ele afirmar que Jesus era o Messias, o Salvador que estava à Direita de Deus Pai. Desde aquele momento, o Espírito Santo já trabalhava no coração de Saulo, trazendo à sua mente trechos da Sagrada Escritura que apontavam para o Messias sofredor, que deveria morrer em prol da humanidade pecadora. Tudo indica que Saulo depois da morte de Estevão, deve ter passado algumas noites de insônia, porque as palavras de Estevão não saíam de sua mente: “... Senhor Jesus recebe o meu espírito! Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Com estas palavras adormeceu”. (Atos 7: 60). Entretanto Saulo dizia a si mesmo: não! Jesus é uma farsa! Se Ele realmente fosse o Messias, os sacerdotes teriam reconhecido esta verdade. Saulo preferiu crer nos sacerdotes, nas tradições, do que nas Escrituras e na verdade que o Espírito Santo estava mostrando a ele.

Verdades Enlatadas.
Quantos hoje, em nossos dias, têm o mesmo pensamento que Saulo teve, preferem crer nos padres, pastores, sacerdotes, guias espirituais, cartomantes, signos, nova era, etc. do que crer nas Sagradas Escrituras? Muitos! Alguns anos atrás tive a oportunidade de estudar a Bíblia com um amigo; mostrei-lhe que tudo aquilo em que acreditava e seguia como verdade não passava de doutrinas de homens fraudulentos, enganadores, que distorcem as Sagradas Escrituras para o seu próprio deleite e proveito, e que os seus ensinos contradiz a própria Bíblia. A princípio esse meu amigo relutou em aceitar a verdade, mas contra a verdade não há argumento. Ele logo aceitou as verdades bíblicas que eu lhe mostrei. Alguns dias depois ele foi visitar a sua igreja e uma pessoa disse-lhe que tudo que eu havia lhe mostrado era mentira. Ao nos encontrarmos, dias depois, me disse que continuaria em sua igreja, alegando, entre outras coisas, que alguém tinha profetizado que sua esposa gravaria um “CD” e que Deus lhe daria uma camioneta para ele divulgar o trabalho da esposa. Eu lhe perguntei a respeito da verdade, como se sentia desprezando a palavra de Deus, acreditando em um pecador. Disse-lhe, veementemente, o que eu havia lhe mostrado a respeito da verdade não eram palavras minhas e sim a Palavra de Deus, sem torção. Em resposta ele disse-me que o que importava era Jesus e não a Bíblia. E perguntei-lhe: como você pode conhecer a Jesus sem a Bíblia? Os dias passaram e alguns anos depois eu o encontrei. Perguntei-lhe como estava, ele disse-me que tinha passado por grandes problemas e provações; sua mulher o tinha abandonado e fugiu com outro, ele estava passando dificuldades. Fiquei pensando: onde está a profecia? Onde está a esposa e o “CD” e a camioneta? Somente desilusões. Assim acontece com todos que não aceitam a verdade e preferem continuar na mentira.

A Verdade Liberta.
Saulo foi levado cego para Damasco por causa da visão. O Senhor manda Ananias ir falar com Saulo; Ananias fica surpreso, por se tratar de um conhecido perseguidor dos cristãos. Mas obedece à ordem procura a Saulo e diz a ele que o Senhor o havia enviado. Quando Ananias ora por ele caem de seus olhos escamas, Saulo volta a ver. Ele é batizado e passa a se chamar Paulo. Ao se encontrar com Jesus na estrada de Damasco, Saulo encontrou a verdade; e a verdade mudou a sua vida. Paulo tornou-se um grande pregador da verdade levando muitos a conhecê-la. Até hoje suas palavras, inspiradas pelo Espírito Santo, registradas na Bíblia, têm levado milhares de pessoas ao conhecimento da verdade.
Hoje vivemos em uma época difícil, onde o engano, a mentira está em todos os lados; somente com o conhecimento da verdade podemos seguir o caminho certo. “Toda alma que recusa entregar-se a Deus, acha-se sob o domínio de outro poder. Não pertence a si mesma. Pode falar de liberdade, mas está na mais vil servidão. Não lhe é permitido ver a beleza da verdade, pois sua mente se encontra sob o poder de Satanás. Enquanto se lisonjeia de seguir os ditames de seu próprio discernimento, obedece à vontade do príncipe das trevas. Cristo veio quebrar as algemas da escravidão do pecado para a alma. 'Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.' 'A lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus nos liberta da lei do pecado e da morte.' Rom. 8:2”. (O Desejado de Todas as Nações, p. 466).
Como nós já vimos a Bíblia diz que "a verdade liberta", mas a verdade só poderá libertá-lo se você aceitá-la e vivê-la em seu coração, caso contrário, ela não terá sido uma verdade para você. Muitos querem conhecer a verdade para se desviar dela, uma das maiores influências para uma pessoa se desviar da verdade é a multidão; foi o que aconteceu com Pilatos. Ele estava diante de Jesus e perguntou o que era a verdade? Mas por causa da influência da multidão teve medo de aceitá-la. Naquele momento pilatos tinha duas atitudes a tomar: aceitar ou rejeitar a verdade. Nossa vida é feita de atitudes que tomamos diariamente; graças a Deus que somos livres para tomar nossas próprias atitudes, mas somos responsáveis por cada atitude que tomamos. Medite na seguinte história:
João era o tipo de pessoa que você gostaria de conhecer. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer. Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a resposta seria logo:
- Se melhorar estraga.
Ele era um gerente especial, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes. Ele era um motivador nato. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, João estava sempre enfatizando o lado positivo da situação. Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei:
- Você não pode ser uma pessoa tão positiva todo o tempo. Como você faz isso?
Ele me respondeu:
- A cada manhã ao acordar digo para mim mesmo, João, você tem duas escolhas hoje. Pode ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho ficar de bom humor. Cada vez que algo de ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo. Toda vez que alguém reclamar posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.
- Certo, mas não é fácil, argumentei.
- É fácil, disse-me João. A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo, toda situação sempre há uma escolha. Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor. É sua a escolha de como viver a sua vida. Eu pensei sobre o que João disse, e sempre lembrava dele quando fazia uma escolha. Anos mais tarde soube que João cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã, foi rendido por assaltantes. Dominado enquanto tentava abrir o cofre, sua mão, tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele. Por sorte ele foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital. Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo. Encontrei João mais ou menos por acaso. Quando lhe perguntei como estava, respondeu:
- Se melhorar estraga. Contou-me o que havia acontecido perguntando:
- Quer ver minhas cicatrizes?
Recusei ver seus antigos ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.
- A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás, respondeu. Deitado no chão, ensangüentado, lembrei que tinha duas escolhas poderia viver ou morrer. Escolhi viver.
- Você não estava com medo? Perguntei.
- Os paramédicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo e que eu ia ficar bom. Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado. Em seus lábios eu lia: "esse aí já era". Decidi então que tinha que fazer algo.
- O que fez? Perguntei.
- Bem, havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi: "sim". Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei: "Sou alérgico a balas!" Entre as risadas lhes disse: "Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como morto”. João sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas também graças à sua atitude. Aprendi que todo dia temos a opção de viver plenamente. Afinal de contas: atitudes é tudo que o homem pode fazer por si mesmo! (Capacitando Sua Liderança, CD Rom).
Você está tendo a oportunidade de conhecer as principais verdades da Bíblia neste livro; verdades que mudaram a minha vida e com certeza poderá mudar a sua vida também. Dependerá de sua atitude diante dessas verdades, Abra o seu coração, permita que o Espírito Santo ilumine sua mente para que você veja e entenda "A Verdade" que liberta.
Primeiro capítulo do livro: Onde está a Verdade?
Autor: Vicente José Pessoa

Nenhum comentário: