quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Batismo

Batismo é o nascer de novo com Cristo?

I - Vencer a natureza carnal com a espiritual. São João 3:6 diz: “O que é nascido da carne é carne.” e Romanos 8:7 e 8 está escrito: “E o penhor (inclinação) da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito a lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus. Quem se batiza, se reveste de Cristo” segundo está escrito em Gálatas 3:27: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes.”
II - O batismo é enterrar o velho homem e nascer de novo: Romanos 6:4 diz: “Fomos pois sepultados com Ele na morte pelo batismo.” e II Coríntios 5:17 afirma: “Se alguém está em Cristo é nova criatura, as cousas antigas já passaram, eis que se fizeram novas.”
III - Batismo vem do grego “baptizo” que significa imergir, mergulhar. Após o batismo de Jesus no Rio Jordão, diz o texto que “Ele saiu da água”. Conclui-se então que o batismo é o ato de imergir na água, trancando a respiração, fechando os olhos, mergulhando o corpo na água, representando a morte do velho homem, e em seguida, saindo d’água como um novo homem, sem pecado, zero quilômetro.
IV - É uma ordenança de Jesus Cristo pois ele disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” São Mateus 28:19.
V - É a porta de entrada para a igreja.
Qual sua importância, é essencial?

I - Jesus afirma em São João 3:3: “Em verdade te digo, que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” Ao que se indica é essencial à salvação. São Marcos 16:16 está escrito o seguinte: “Quem crer e for batizado será salvo; quem porém não crer, será condenado.”

II - Se não fosse importante, Jesus que não tinha pecado não precisava ser batizado, Ele o fez para o nosso exemplo.

III - Nossa natureza é carnal, se não formos batizados, não nos revestimos de Cristo, como já vimos em Gálatas 5:22, 23 e 3:27, sem Cristo, não temos força para vencer o mal. Romanos 3:23: “Todos pecaram, e carecem da Glória de Deus.”

IV - O Batismo é uma demonstração pública do arrependimento dos pecados, e a revelação pública que desejo começar uma nova vida com Cristo.

V - O Batismo apaga os nossos pecados, por pior que tenham sido. Atos 22:6 relata estas palavras de Ananias a Saulo de Tarso: “E agora porque te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e LAVA OS TEUS PECADOS invocando o nome dEle.” Atos 2:38 também está escrito: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado para a REMISSÃO DOS PECADOS.”

VI - O Batismo, nos reveste de Cristo e seu Espírito Santo que produz os frutos contrários aos da carne. Os frutos da carne, o velho homem, são prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, invejas, bebedices, glutonarias, ... Gal 5:19-21 e os frutos do Espírito, o novo homem em Cristo são: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” Gál. 5:22 e 23.

Batismo em nome de Jesus ou em nome da trindade?

São Mateus 28:19 diz: “Ide, portanto, ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” já em Atos 2:38 afirma: “... arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Porque o batizamos em nome da Trindade aparece em Mateus e em diversas passagens do Novo Testamento aparecem várias vezes o batismo só no nome de Jesus?
Várias explicações podem ser dadas. A mais satisfatória, é que na época, haviam várias escolas e mestres, como Gamaliel, e outros que possuíam seus seguidores, e quem aceitasse a Cristo, aceitava-o como o Messias, o filho de Deus enviado ao mundo, e também o Espírito Santo, pois o próprio João Batista, já afirmava que ele batizava com água, mas após ele, viria quem batizasse com fogo, que é o Espírito Santo conforme foi derramado no Pentecostes.
Então é fácil entender, que naquela época, ao se efetuar um “batismo em nome de Jesus” estava se aceitando implicitamente toda a Trindade.
A Igreja Cristã, já nos seus primórdios, adotou efetuar o batismo mencionando a Trindade, por julgar seguir o mais próximo possível a ordenança de Cristo em São Mateus 28:19, que afirma: “Ide, portanto, ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” e pelo fato do Espírito Santo ser o agente principal enviado por Deus para nós em nossos dias. Mencionar a Trindade no ato de batismo, não é uma simples formalidade, mas sim uma demonstração de total entrega e confiança a um Deus Trino: Pai, Filho e Espírito Santo.
Efésios 4:5 diz: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Significa isto que devo ser batizado somente uma vez? Posso ou não ser rebatizado?
Atos capítulo 19 dá o exemplo que uma pessoa pode ser batizada mais de uma vez. Paulo quando chegou a Éfeso, encontrou alguns discípulos, que se diziam seguidores de Jesus, e que foram rebatizados por Paulo, pois não conheciam o Espírito Santo. Paulo perguntou-lhes em que fostes batizados? E a resposta deles, demonstrou que possuíam um conhecimento incompleto que não satisfazia as normas de um candidato de Batismo, não conheciam os fundamentos básicos para a salvação e vida cristã, e também porque possuíam uma experiência espiritual deficiente devido a sua falta de conhecimento, pois nem tinham ouvido falar do Espírito Santo. Eles provavelmente nem se davam conta que lhes faltava alguma coisa, se achavam completos, e no entanto não estavam.
Quando conheceram uma luz maior, foram rebatizados por Paulo. Logo, é possível concluir, que se uma pessoa obteve um tipo de conhecimento, e depois, caso mude de religião conheça novas verdades que crê fundamentais para a Salvação, parece-nos óbvio que um novo batismo tem o seu lugar, pois ela tem novas razões para se arrepender de pecados que antes não conhecia, e deseja então começar uma nova vida com Cristo. Em diversas igrejas cristãs, quando uma pessoa convertida se desvia, rejeita a fé e volta para o mundo, isto indica que o velho homem ressuscitou, foram violados os votos batismais, e daí no futuro se ela se arrepende e deseja ser readmitida na Igreja, deve ser reabitada em reconhecimento público que morreu novamente para o pecado, e deseja sepultar de novo sua velha vida. É bom lembrar que o batismo em si, não tem poder algum de purificar a alma, é apenas um símbolo da situação do coração.
Não quer dizer que qualquer negligência ou falta, deva ser motivo para o rebatismo. O rebatismo não deve ser tratado de maneira trivial. Para estas circunstâncias já existe uma purificação simbólica que é a cerimônia do lava-pés e da santa-ceia.
Uma vez salvo, não se está salvo para sempre, e o batismo traz o mesmo significado, uma vez batizado, não quer dizer que nunca mais precisará ser batizado novamente.
Concluímos então que o rebatismo tem condições de ser aceito nestas duas circunstâncias, ao se mudar de fé e conhecer novas verdades que outrora não conhecia, ou após ter abandonado claramente o caminho da fé.

O que significa Efésios 4:5 então ao afirmar: “Um só Senhor, uma só fé e um só batismo”?
O contexto do capítulo, ou seja a idéia do texto no seu todo, nos mostra quais são as características da unidade da fé, mencionando os itens em geral sem se ater a detalhes de cada um; por exemplo, no versículo anterior, fala-se de um só corpo e um só Espírito, o que não significa que o Espírito Santo não seja repartido entre todos, mas que um só Espírito usa e capacita a todos. Um só Deus, está implícito a Trindade Divina, e uma só fé ao conjunto de crenças em Deus, e um só batismo, significa aquele que é feito de acordo com os princípios bíblicos básicos para o batismo, o batismo para Cristo, e não outro tipo de batismo que não seja feito em nome de Cristo. Um só batismo, não está se referindo a quantidade de vezes que seja necessário se batizar, mas sim que só há um batismo verdadeiro, é aquele que traz o verdadeiro arrependimento e mudança de vida à semelhança do caráter de Jesus, quando o velho homem abandona por completo os desejos carnais e recebe o Poder de Deus para produzir os frutos do Espírito.

O batismo em algumas ocasiões especiais não pode ser realizado como o exemplo do Ladrão na cruz, ou quando uma pessoa tem problemas de saúde, etc.

Consultoria Bíblica, p. 55-57

Nenhum comentário: