segunda-feira, 14 de abril de 2008

Igreja Militante e Triunfante

Ø A Igreja militante é formada por pessoas de todas as nacionalidades, posição social e intelectual diferentes. A igreja militante é única, porque nasceu não por vontade humana, mas nasceu na mente de Deus. Ela surge na história em cumprimento de uma profecia e com uma missão: restaurar as verdades que se perderam no decorrer da história do cristianismo. Ela é composta por pessoas comprometidas e por indiferentes; “Ao mesmo tempo que o Senhor traz para a igreja os verdadeiramente convertidos, Satanás traz para a sua comunhão pessoas não convertidas. Enquanto Cristo semeia a boa semente, Satanás semeia o joio. Duas influências oponentes se exercem continuamente sobre os membros da igreja. Uma influência opera em favor da purificação da igreja, e a outra em favor da corrupção do povo de Deus”. TM, pág. 46. “Deus tem na terra uma igreja que é seu povo escolhido, que guarda os mandamentos. Ele está guiando, não ramificações transviadas, um aqui, outro ali, mas um povo. A verdade é um poder santificador, mas a igreja militante não é a igreja triunfante”. TM, pág. 61.
Ø A Igreja triunfante é formada por pessoas comprometidas com a vontade de Deus. Independente de sua religião cada pessoa acata com sinceridade a luz que recebe como verdade. A diferença do componente da igreja triunfante está na sua total entrega a vontade de Deus; ele segue a revelação de Deus que se encontra em Sua Palavra, ainda que sua compreensão sobre a verdade seja o mínimo, ele está disposto a aceitar toda luz que for revelada da palavra de Deus. Enquanto que muitos que professam andar nos caminhos de Deus, compondo as mais de trinta mil religiões, não têm compromisso com a verdade. O apóstolo João diz: “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” Apocalipse 18:4 - Jesus disse: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” João 10:16

Ø A Igreja Triunfante ainda não pode ser vista, ela é invisível aos olhos humanos, mas visível aos olhos de Deus. Ela só será revelada próxima a volta de Jesus, quando a igreja militante cumprir o seu papel de pregar a verdade: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, Dizendo, com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque é vinda a hora do seu juízo, e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:6-7 – Quando o joio for tirado, pelo poder de Deus, da igreja militante, quando as ovelhas de Cristo saírem de “Babilônia” e de suas filhas (igrejas que não seguem a verdade de Deus, mas seguem preceitos de homens) Apocalipse 14:8. Então a Igreja Triunfante será revelada.

Ø Os que farão parte da Igreja triunfante têm características distintivas:

São fieis aos mandamentos de Deus - “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus...” Apocalipse 14:12.“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os Seus mandamentos não são pesados.” 1 João 5:3.
Tem paciência na perseguição - “A igreja, prestes a entrar no seu mais duro conflito, será para Deus o objeto mais querido na Terra. A confederação do mal será estimulada com poder de baixo e Satanás lançará todo o opróbrio possível sobre os escolhidos que ele não pode enganar e iludir com suas invenções e falsidades satânicas.” Maranata, pág. 201. “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17.
Cumpre com alegria a sua missão - “ Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” - Atos 20:24
O apóstolo Paulo diz que não existe algo tão valioso no mundo do que cumprir com ALEGRIA o propósito pelo qual foi chamado.
Ø Talvez alguém pode dizer: como podemos ter alegria e servir ao Senhor em meio a tanta dor e sofrimento...
- Falta de emprego
- Problema financeiro
- Problema de saúde
- Problema na família
Ø O problema da maioria dos cristãos é que quando tudo está bem, em todos os aspectos da vida, se esquece de Deus. Quando não está faltando nada se acomoda.
- Deixa a comunhão com Deus...
- Deixa de ir à igreja...
- Deixa de ler a Bíblia...
- Deixa de orar.
Ø A outra parte não pode passar por nenhum problema, por provação que logo já desiste de servir a Deus. Enquanto tudo está bem, está indo a igreja, até parece ser um fiel cristão, mas quando vem as provas, então desiste de tudo.
Ø No antigo Testamento encontramos a história do rei Davi. Quando ele era um adolescente pastor, era considerado como “o homem segundo o coração de Deus”, quando enfrentou o gigante Golias foi vitorioso, quando perseguido pelo rei Saul encontrou força na “Rocha Eterna”, mas quando:
- Tudo estava indo muito bem...
- Ele estava no trono...
- Não estava sendo perseguido por Saul...
- Seu exercito não precisava mais que ele lutasse...
- Estava com a mente desocupada, longe de preocupações, longe de Deus, mas perto de Satanás. Então o resultado do seu maior erro, se afastar de Deus, gera grandes pecados: adultério, mentira e assassinato.
Ø Quando o apóstolo Paulo fala de servir a Deus com ALEGRIA ele está se referindo a todos os momentos da vida seja em momentos de paz ou perseguição, mas ele dá ênfase ao momento de perseguição quando afirma: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então sou forte.” 2 Cor 12:10.
Ø Satanás está preparando a muitos que professam o cristianismo para serem derrotados na última grande prova que se levantará sobre a humanidade. Muitos que professam servir a Deus estão em busca de “bênçãos”, prosperidades, sucesso, dinheiro, carro importado, mansões e etc. Eles dizem que devemos exigir de Deus tais coisas, porque somos “cabeça e não cauda”. Esquecem que Cristo foi o maior exemplo de abnegação e que nos ensinou que devemos ajuntar tesouro no céu e não na terra.
Ø O mesmo fogo que queima a palha e destrói o joio revela o verdadeiro ouro. A hora chegou em que os verdadeiros filhos de Deus sairão do seu conforto para viver e proclamar o evangelho eterno. Verdade pisada pelos indiferentes com a revelação de Deus. Logo o Senhor Jesus se manifestará com poder e grande glória para dar a recompensa à igreja triunfante. É o meu desejo que todos nós posamos fazer parte deste glorioso momento!

Pr Vicente Pessoa