quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sagrado com Profano


Deu no G1 Notícias: “O autoproclamado fã número 1 do Iron Maiden mora em um sobrado humilde no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo. Fanático pelos metaleiros desde a década de 1980, Marcos Motolo, 36, diz ter feito 172 tatuagens da banda por todo o corpo e, como se o feito não bastasse para provar sua devoção, ainda registrou o filho de dez anos como Steve Harris em homenagem ao lendário baixista do grupo. Mas, da turnê recente do Maiden pelo país... Motolo conta que não conseguiu ver nenhum show. Estava ocupado demais pregando a palavra de Cristo como pastor evangélico. (...)

“Convertido há apenas quatro anos, Motolo não vê problemas na mistura do sagrado e do profano. ‘O interessante é você saber diferenciar cultura de religião. Se a pessoa é evangélica e toca numa banda de rock, ela não precisa parar de tocar. Mesmo que [a banda] fale de Satã. Aquilo é a profissão dela, lá ela é empregada’, defendeu o pastor e missionário... ‘Se a pessoa souber curtir o heavy metal ou qualquer coisa, pode ser até funk ou futebol, sem se envolver em coisas que destruam sua saúde, é bom.’ (...)

“À primeira vista pode parecer estranho, mas a aproximação entre o rock pesado e os movimentos cristãos não é novidade. Não fosse pelas letras de louvor a Jesus, a banda australiana de white metal Mortification poderia ser facilmente confundida com o Sepultura. No Brasil, há bandas de rock evangélicas como a Oficina G3 e uma igreja dedicada especialmente a acolher tatuados, roqueiros e surfistas convertidos, a Bola de Neve Church. Até o performático Alice Cooper, um dos pioneiros em levar o horror aos palcos, investiu recentemente parte de seu dinheiro na construção de um centro cristão de reabilitação de jovens na cidade de Phoenix, no Arizona. (...)”

A matéria conta que a fixação de Motolo pelo Iron Maiden começou ainda na infância, quando lia a revista Bizz. “A idolatria incluía até leituras ‘satânicas’, sempre à procura das referências citadas nas músicas do Maiden, do bruxo Aleister Crowley às obras do escritor de horror HP Lovecraft. ‘Eu entrava em cemitério de noite, via filme de terror, subia na caixa d’água da escola para ver o Sol nascer. Tudo o que era proibido agradava. Mas eram peraltices que não eram agressivas. Eu preferia entrar no cemitério ou subir em caixa d’água do que colocar uma arma na cintura e sair por aí matando. A gente não agredia ninguém. Se viesse a ter algum mal, seria contra nós mesmos’, justifica.”

Motolo diz que teve uma visão e foi convidado pela irmã, também evangélica, para dar seu testemunho na igreja. Ali Motolo diz ter se convertido. “Eu nunca tinha lido a Bíblia na minha vida. A partir daquele momento a Bíblia inteira apareceu na minha mente. Eu não leio a Bíblia, nunca li. Eu abro a Bíblia e Deus me revela o que aconteceu na vida de qualquer pessoa ali dentro.”

Nota: O que esperar de um “pastor” que não lê a Bíblia e acredita que se pode manter contato com Satã por pura diversão ao mesmo tempo em que se prega a Palavra de Deus? Pior é que há muita gente que dispensa o estudo da Bíblia (a suprema revelação de Deus) e dá mais crédito a visões e sonhos, por mais estranhos e antibíblicos que sejam. Sem o conhecimento da Palavra, fica fácil ser enganado por falsas doutrinas, crenças e “revelações”. Outra coisa: o rock nasceu nos tambores vodus, cujo ritmo fortemente percussivo era usado para facilitar o contato com os “espíritos”. Como se pode adicionar letra “gospel” num estilo musical profano e esperar que o resultado seja louvor a Deus?[MB]

“Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro, ou preferirá um e desprezará o outro” (Mateus 6:2). “Que comunhão há entre a luz e as trevas?” (2 Coríntios 6:14).

Fonte: Michelson, www.criacionismo.com.br

Nenhum comentário: