O Asteróide 2004 MN 4 Apophis está no
centro da imagem, entre os dois
traços indicadores. Mal se vê.
Não sou dos que acreditam nas ‘profecias’ como as que diziam que o Mundo ia acabar em 2000, depois em 2006, agora em 2012…
O título deste post aponta para a possibilidade real (1 em 60) de sermos atingidos por um asteroide de 320 metros naquele dia.
Os cálculos feitos até à data apontam que este asteróide - designado 2004 MN4 Apophis - poderá passar a poucos milhares de quilometros da Terra, abaixo mesmo da órbita da maioria dos satélites artificiais. Tão próximo que pode mesmo alterar as órbitas de alguns satéites, se não colidir com nenhum!
Por passar tão perto da Terra, a órbita de Apophis será inevitávelmente alterada, podendo voltar à Terra com uma trajectória que neste momento é impossível de prever. Não se pode excluir a hipótese de um impacto alguns anos mais tarde, ou de uma série de vôos rasantes seguida de um impacto.
É de tal forma imprevisível a trajectória que o asteróide vai seguir a seguir à sua passagem pela Terra que é inclusivamente possível que, a acontecer um regresso, este ocorra com o asteroide a aproximar-se da Terra vindo da direcção do Sol, sendo assim quase completamente impossível de detectar!
O fim do Mundo, da pior forma possível…
Note-se que se este asteróide caír em Espanha, toda a área da Península Ibérica seria devastada! Se caír no Oceano Atlântico, causará um tsunami com ondas que poderão dar a volta ao planeta.
Caia onde caír, terá pesadíssimas consequências ecológicas, económicas, políticas e sociais para todo o planeta!
A NASA está a começar a estudar formas de alterar a trajectória do asteróide, mas qualquer operação deste tipo necessita de um largo período de tempo para planeamento e execução. Além do que nunca nada como isto foi alguma vez tentado, e provávelmente os recursos tecnológicos necessários ainda estão por criar!
Temos 22 anos. O Homem foi à Lua em 8. Mas eram outros tempos. Será que estaremos à altura?
fonte: http://miguellopes.wordpress.com
Nota: A terra não será destruiída por asteróides ou coisa parecida, mas a Bíblia diz:
AMADOS, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero; Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador. Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. (II Pedro 3:1-13).
Nenhum comentário:
Postar um comentário