sábado, 8 de setembro de 2007

Sete Pecados











O ORGULHO OU SOBERBA
O PRIMEIRO dos pecados mortais é o orgulho. Naturalmente vem em primeiro lugar, porque, como lemos em Provérbios: "A soberba precede... a queda" (Prov. 16:18). Assim, o orgulho é essa condição mental e moral que precede a quase que todos os pecados. Todo pecado é egoísmo, nesta ou naquela forma, e o orgulho é essencialmente uma condenável exaltação do ego, o qual se delícia com o pensamento de ser superior a todos os seus semelhantes. As Escrituras dizem em Provérbios 16:5: "Abominação é para o Senhor todo o altivo de coração; ... não ficará impune." E ainda no mesmo livro de Provérbios, cap. 29, verso 23, lemos: "A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra."
O ÓDIO OU IRA
DOS PECADOS humanos, a ira é um dos mais destruidores. É pecado que qualquer um é capaz de cometer. A criança mais inerme tem explosões de gênio e perde, com isso, o jantar. O menino tem acessos de cólera e arranha, assim, o decoro da família. A esposa perde a cabeça, "sobe a serra", e passa o tempo todo com dor de cabeça. O marido se impacienta, ralha e perde deste modo o apetite. Todos os membros da família estão sujeitos a esta praga. E ninguém por natureza está imune desta enfermidade da natureza humana.
Deus abomina a ira justamente por haver ela causado tanta infelicidade e confusão neste mundo. No Salmo 37:8 lemos isto: "Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal." Jesus a condenou frontalmente em termos mui claros e a colocou no mesmo plano do hediondo pecado do assassínio.
Eis o que Ele disse em Mateus 5:22: "Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo." O sábio rei Salomão disse em Provérbios 16:32: "Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade. " E a Bíblia diz ainda em Tiago1:19: "Sabei isto, meus amados irmãos, todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar."
A INVEJA OU O CIÚME
A inveja e o ciúme podem arruinar reputações, dividir igrejas e provocar homicídios. A inveja pode abalar o nosso círculo de amizades, arruinar nossos negócios e debilitar nossas almas. A procrastinação pode ser o ladrão do tempo, mas a inveja é a matadora das almas. Pelo livro de Jó 5:2, vemos que a inveja pode matar a você, prezado leitor – e a moderna psiquiatria o confirma – "porque a ira destrói o louco e o zelo mata o tolo." A Bíblia, cujos conselhos são mais sábios que os dos maiores psiquiatras, nos admoesta a nunca invejarmos os ricos. No Salmo 49:16 lemos isto: "Não temais, quando alguém se enriquece, quando a glória de sua casa se engrandece." O invejar aqueles que são mais prósperos do que nós não nos traz nenhum centavo a mais, e leva a alma à bancarrota. O invejoso de algum modo sente que a fortuna dos outros é infelicidade sua, que o sucesso de outrem é sua derrota e que a bênção dos outros lhe é maldição. E a ironia de tudo isso está em que, construindo o invejoso esse pensamento errado, a sua queda se torna inevitável. Nunca vi homem algum que tirasse proveito de invejar os outros, e tenho visto inúmeros estragados por ela.
Você não pode ter uma personalidade bem desenvolvida e ao mesmo tempo abrigar a inveja em seu coração. Em Provérbios 14:30 se nos diz: "O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.
A IMPUREZA OU LUXÚRIA
O pecado da impureza a princípio não parece tão hediondo e venenoso. Aparece ele disfarçado em beleza, simetria e desejabilidade. Não há nada repulsivo a seu respeito. Satã enroupa a sua deusa da luxúria como se fosse um anjo de amor, e a sua aparência tem iludido os homens mais fortes do mundo. O racionalista diz "Afinal, não passa dum instinto mui natural, pois foi Deus quem no-lo deu."Mas, ouçamos o que a Bíblia nos diz em Provérbios 6:32 e 33: "O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará."Deus abomina o pecado da impureza. Ela tem levado à ruína impérios e raças. Ontem e hoje vem ela destruindo a santidade do lar. Ela trabalha contra a saúde e o desenvolvimento da personalidade, e tem levado milhares à impotência espiritual. Leva milhares ao tribunal do divórcio; milhões de inocentes crianças ela deixa sem lar e leva ao naufrágio a esperança, duma manhã ridente, de muitos jovens.
A GULA OU GLUTONARIA
A gula é um dos sete pecados mortais e os pais da Igreja Cristã a colocaram lado a lado com o orgulho, a inveja e a impureza. É pecado cometido por muitos de nós, mas mencionado por poucos. Entre os cristãos é um dos mais comuns. Muito embora nossas constituições e códigos penais não a condenem, a Bíblia a condena abertamente. Muita gente positivamente gulosa mui de pronto condena outros por seus pecados. Pode descobrir prontamente um argueiro de impureza noutras pessoas, mas se mostra cega à trave que traz em seus olhos. A uma pessoa que empanturra e abarrota o seu corpo com desnecessárias iguarias é muito fácil olhar para um homem que bebe demais e dizer a ele como disse o fariseu de antanho: "Ó, Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano" (Lucas 18:11). Ao homem que é escravo do seu estômago é fácil condenar o escravo das bebidas. Mas, aos olhos de Deus, pecado é sempre pecado.
A PREGUIÇA OU OCIOSIDADE
A Bíblia tem muito a dizer a respeito do maléfico, destruidor e mortal pecado da preguiça. Em Provérbios 19:15 ela nos diz que "A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome." Ainda no mesmo livro, no cap. 21, verso 25, diz que "O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar."A Bíblia afirma que o pecado da preguiça engendra uma qualidade negativa de vida que se revela pela estagnação e ineficiência, e impede a pessoa de ser uma seguidora de Jesus Cristo. A ociosidade espiritual não é pecado somente contra Deus: é também contra você mesmo. Ela mede a distância entre aquilo que você deve ser e aquilo que você hoje realmente é. Ela mostra a diferença que há entre a pessoa que você é e a pessoa que você podia ser. A preguiça é a destruidora da oportunidade e a assassina das almas. Ela mata furtiva e silenciosamente, mas mata de fato. O homem ocioso é como madeira ou cortiça a flutuar sobre as águas duma corrente - sem fazer força alguma e inteiramente despreocupado. O caminho da indolência é a estrada popular, a estrada larga, o caminho pelo qual transita a multidão. Para se andar nessa estrada não se faz necessário esforço, nem energia, nem disposição. O bote sem motor sempre corre água abaixo – nunca para cima. Assim, a alma sem energia e preguiçosa inevitavelmente se encaminha para a perdição eterna. Inúmeras pessoas têm perdido a vida em acidentes automobilísticos não por serem más motoristas, mas por serem boas condutoras... a dormir na direção. Muitas pessoas estão perdendo batalhas espirituais, dormentes e indolentes. O apóstolo Paulo em Efésios 5:14, declara isto: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará." Muitas e muitas pessoas têm perdido a saúde e a vida, não por terem abusado de seu corpo pelo pecado, mas pelo fato de não terem dado ao corpo os devidos cuidados e atenções. Eram tão indolentes que não trataram de seus corpos como deviam. A preguiça faz sua colheita anual de milhares de mortes nos caminhos deste mundo, de milhares de colapsos físicos e de uma surpreendente qualidade de sofrimentos e misérias.
A AVAREZA OU GANÂNCIA
A avareza, parente próximo da cobiça, é provavelmente um dos piores parentes dela. De fato, o apóstolo Paulo, em Timóteo 6:10, afirma: "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males." Os homens, tangidos pela avareza, roubam, assaltam, atacam, defraudam, caluniam e matam. A avareza foi um dos primeiros pecados a levantar sua venenosa cabeça no Jardim do Éden. Em Gênesis 3:6,vemos que "Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu." O pecado da avareza como que faz parte do homem natural, assim como a respiração. Do berço ao túmulo, ela motiva nossas ações e amolda os nossos padrões de conduta. Tal pecado tem forçado também o nosso caminho, penetrando em nossa ideologia ética. Assim, as afirmativas de que "a reservação da própria existência é o instinto dominante do homem", de que "a proteção própria é a primeira lei da vida", e de que "devemos sempre buscar ser o primeiro" não passam de adágios de avareza. O Jardim do Éden era um lugar de beleza indescritível, mas o pecado da avareza destruiu tudo aquilo. Depois do pecado, tornou-se um lugar soturno e nebuloso, com a flamejante espada do juízo a percorrer todo o seu domínio, A vida só poderia ser santificada com a bem-aventurança do Éden, e o homem só gozará da comunhão com Deus quando obtiver vitória sobre o nojento pecado da cobiça ou avareza. Nenhum pecado nos rouba tanto a beleza e radiância da vida como o da avareza, ou ganância.

Texto extraído do livro Os “Sete Pecados Mortais” de

BILLY GRAHAM

- 1960 -

Nenhum comentário: